A Caminho de um Logótipo


 

A selecção do logótipo da Conferência Europeia de Humanidades foi feita através de uma colaboração entre a organização da Conferência e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, sob a orientação do Professor Emílio Vilar.

Os estudantes da faculdade foram apresentados ao âmbito e objectivos da Conferência, as suas origens na Conferência Mundial de Humanidades e a parceria entre a UNESCO e a CIPSH, bem como a estratégia comum em curso concebida com a Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia. Foi-lhes pedido que concebessem um logótipo que pudesse recordar essas variáveis e, em particular, a unidade e diversidade da Humanidade e das Humanidades, também na sua relação com as ciências e outras formas de expressões intelectuais humanas.

Embora este tenha sido um exercício de voluntariado, 30 estudantes apresentaram as suas propostas, através de dossiers que ilustraram a sua compreensão e o processo de investigação que levou à sugestão final do logótipo. O júri concordou unanimemente em seleccionar uma proposta de Maria João Mestre para se tornar o logótipo da Conferência. Aprovou também duas menções honrosas, atribuídas a propostas de Iolanda Tavares e Carolina Vieira.

Todo o conjunto de propostas é agora divulgado, saudando todos os proponentes pela sua inestimável colaboração à Conferência.

 

Fazer o download das propostas aqui.